quarta-feira, 11 de novembro de 2009

DESTARTARIZAÇÃO



A DESTARTARIZAÇÃO é fundamental para mantermos as gengivas saudáveis.


A acumulação de restos alimentares sobre os dentes vai fazer com que as bactérias existentes no ambiente oral degradem esses restos alimentares e iniciem as lesões de cárie.


Por outro lado, este restos alimentares vão ser calcificados pela saliva e originar o tártaro que se desposita sobre as superfícies dos dentes e no sulco gengival. Aqui vai ocorrer a gengivite (Inflamação da gengiva) que pode desenvolver para periodontite, caso não seja removido o tártaro.


A periodontite é uma doença que afecta os tecidos de suporte do dente fazendo com que os dentes tenham mobilidade, até que caiam.


A destartarização, vulgarmente chamada de "limpeza", é um procedimento fundamental para evitar a perda dentária.


Aconselha-se 1 destartarização anual em pessoas com gengivas saudáveis. Nos casos de pessoas com periodontite pode ser aconselhável repetir este procedimento de 6 em 6 meses, ou de 3 em 3 meses, conforme a gravidade da situação.


Para uma correcta higiene oral devemos escovar os dentes, pelo menos, 3 vezes ao dia. A escovagem deve ser feita com uma escova de cerdas macias ou suaves, com movimentos circulares de inclinação ~45º em relação à superfície dentária.


No caso de pessoas com o hábito de comer qualquer coisa após o jantar, é importantíssimo escovar os dentes antes de dormir. Este é um período crítico e muito propício ao desenvolvimento de cáries.


Após a escovagem é muito importante passar o fio dentário entre todos os dentes. Este espaços são muito apertados e impossíveis de aceder com a escova dentária.


No final é ideal bochechar com um colutório, para remover eventuais restos que tenham ficado na cavidade oral.