segunda-feira, 24 de julho de 2017

Cheque Dentista para Idosos


Cheques Dentista para Idosos beneficiários
 do Complemento Solidário

O que tenho de fazer?

O idoso é referenciado pelo médico de família através da emissão do 1º cheque-dentista.

A quantos cheques-dentista tenho direito?

Para o idoso, estão disponíveis dois cheques-dentista por ano até ao final do tratamento.

O cheque-dentista dá para fazer uma prótese nova?


Não, o cheque-dentista apenas dá para fazer tratamentos em dentes. Os idosos inscritos no Complemento Solidário beneficiam da possibilidade de obterem comparticipação na colocação de próteses dentárias ou adaptação de próteses no âmbito do estipulado no Dec. Lei no 252/2007, de 5 de Julho de 2007.


Contacte-nos para esclarecer qualquer dúvida pelo

253 546 052 | 918 977 320 | info@clinicapedral.com


terça-feira, 18 de julho de 2017

Escovagem Dentária



Uma escovagem dos dente cuidada e o uso diário do fio dentário são fundamentais para eliminar as bactérias que causam a  cárie e a gengivite. No entanto, vários estudos têm mostrado que embora as pessoas tenham conhecimento disto, estas tarefas são feitas de forma incorreta ou são ignoradas por completo.
A placa bacteriana é composta por diversos tipos de microrganismos patogénicos que se difundem no epitélio gengival, provocando uma resposta inflamatória e resultando na gengivite, cárie e mau hálito. Uma boa escovagem dos dentes, que não demora mais do que três minutos, combinada com o uso do fio dentário, pelo menos uma vez ao dia, é o caminho para garantir dentes livres de cárie e gengivas saudáveis.

Qual escova de dentes devo escolher?
Para evitar a retracção gengival, escolha preferencialmente uma escova de dentes de cerdas suaves ou extra-suaves, de cabeça pequena para que permita a higiene de toda a cavidade oral.

Existe uma forma correta de escovar os dentes?
Deve efetuar movimentos suaves e circulares com a escova, que deve estar posicionada de forma a criar um ângulo de 45 graus em relação à gengiva, para que as cerdas da escova possam higienizar o sulco gengival.
No final deve efectuar movimentos suaves verticais em direcção ao bordo do dente, como se estivesse a pentear a gengiva. Este movimento estimula o crescimento da gengiva em direcção ao dente, o que pode, a médio-longo prazo compensar retracções gengivais.

Qual dentífrico devo escolher?
 Escolha sempre uma pasta dentífrica rica em flúor. O flúor promove uma maior resistência ao esmalte, de forma a dificultar a actividade bacteriana e consecutivamente o aparecimento de cáries.

Quanto tempo deve durar a escovagem?
Mais importante que a duração da escovagem dos dentes é a certeza de que todas as superfícies dos dentes e espaços inter-dentários foram limpos, sendo que a norma são três minutos.

Quantas vezes devo escovar os dentes por dia?
O ideal seria escovar os dentes após cada refeição.

A escova elétrica é melhor do que a escova manual?
A nível de remoção de resíduos e placa bacteriana, não existe diferença entre a escova elétrica e a manual. A diferença encontra-se na destreza motora de cada indivíduo para fazer a sua escovagem.

De quanto em quanto tempo devo trocar a escova de dentes?
A escova de dentes deve ser substituída ao primeiro sinal de desgaste das cerdas.

Cerdas mal alinhadas apresentam menor superfície de contacto com os dentes, o que resulta numa escovagem deficiente e um maior esforço durante a escovagem, o que provoca retracções gengivais e desgaste na zona cervical do dente.

Contacte-nos para orçamento ou para esclarecer qualquer dúvida pelo

253 546 052 | 918 977 320 | info@clinicapedral.com

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Implantes Dentários



Sabe o que são Implantes Dentários?

São “parafusos” em titânio, que são introduzidos no osso do maxilar superior ou inferior, para substituir dentes naturais que foram perdidos.
O objetivo é substituir a raíz do dente, de forma a suportar a coroa ou prótese dentária.
Depois de décadas de estudos e pesquisas, os implantes representam um dos maiores avanços da medicina dentária, voltando a proporcionar ao paciente uma melhoria na sua qualidade de vida.
Na nossa clínica, e mediante o diagnóstico elaborado pelos nossos medicos, é possível repor um único dente perdido, ou em situação extrema colocar vários implantes para possibilitar a reabilitação total da arcada com uma prótese fixa sobre implantes.

Acima estão representadas as várias fases do tratamento com Implante Dentário.
1ª Fase: Cirurgia de colocação do implante datário;
2ª Fase: Colocação de coroa provisória sobre implante;
3ª Fase: Colocação da coroa dentária aparafusada sobre implante.

Médica responsável pelo caso acima apresentado
Dra Sónia Ribeiro

Contacte-nos para orçamento ou para esclarecer qualquer dúvida pelo
253 546 052 | 918 977 320 | info@clinicapedral.com

PROTESE FIXA




Uma prótese dentária tem como objetivo promover a reabilitação oral do paciente, normalmente com o intuito de compensar os dentes em falta, procurando deste modo devolver a estética, fonética e funcionalidade perdida.
Podemos, então, agrupar as próteses dentárias fixas do seguinte modo:

Coroa dentária – Elemento com a forma do dente natural, oco por dentro, que é cimentado sobre a restante coroa dentária natural, inestética ou muito destruída por cárie. Normalmente é uma coroa de porcelana ou cerâmica.

Prótese Fixa ou Ponte – A ponte é utilizada nos casos onde já existe ausência de um ou mais dentes.
De estrutura idêntica às anteriores mas composta por coroas adjacentes unidas que irão ser fixas nos seus extremos a dentes naturais que servirão de pilares de apoio, ficando as restantes coroas suspensas junto à gengiva de forma a preencher o espaço sem dentes.

Faceta – As facetas Dentárias são constituídas apenas pela parte frontal de uma coroa e funcionam como uma “capa” de camada fina, que é aderida ou cimentada sobre a parte da frente dos dentes naturais, recobrindo-os, após efetuado um pequeno desgaste da sua superfície.

Reabilitação Oral com Prótese Fixa sobre Dentes
Médica responsável - Dra. Sónia Ribeiro

Contacte-nos para orçamento ou para esclarecer qualquer dúvida pelo
253 546 052 | 918 977 320 | info@clinicapedral.com